Número 5 (2013)‎ > ‎

Electronic Publishing Models for Experimental Literature [contents]

Cibertextualidades - Volume 5

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INTRODUÇÃO / INTRODUCTION

Electronic Publishing Models for Experimental Literature - Rui Torres & Manuel Portela

The fifth issue of the journal Cibertextualidades addresses problems of representing, archiving, and publishing experimental literary forms in digital spaces. It includes research papers written in Portuguese, French and English about processes and methods for representation, preservation, and dissemination of intermedia and multimedia literary practices using digital archival systems.


ENSAIOS / ESSAYS

A - VISUALITY AND INTERMEDIALITY IN EXPERIMENTAL LITERATURE

Critérios fundadores da poesia tipográfica - Jorge dos Reis

RESUMO: Partindo do conceito de texto marcado, alicerçado na utilização livre da tipografia, da sua disposição no espaço branco, da utilização de diferentes tipos de letras e enormes variações de corpo tipográfico, ou pelo uso de elementos textuais na diagonal ao longo da página, desenha-se uma constelação de estratégias que permitem definir os critérios fundadores da poesia tipográfica. Mais ainda, visionam-se determinadas práticas individuais da tipografia, na concretização dos projectos, onde cada autor representa uma dimensão gráfica própria, uma posição estética diferente que concerne também a um entendimento dos dispositivos de notação tipográfica para uma leitura performativa oral. Cada um deles faz uso personalizado da materialidade da tipografia, com recurso a diferentes dispositivos e metodologias. PALAVRAS-CHAVE: Tipografia, Notação, Poesia Sonora, Caligrafia, Manifesto, Performance

ABSTRACT: Based on the concept of marked text, sustained by the free use of typography, its layout in the white space, and the usage of different typefaces and variations of typographic body, or by the use of textual elements diagonally across the page, this article draws a constellation of strategies that aim at defining the founding criteria of typographical poetry. Moreover, it envisions certain individual practices of typography, where each author represents a peculiar graphic dimension, a different aesthetic position that allows for the understanding of typographic devices notation for performative oral readings. Each one of them makes use of the materiality of typography, using different devices and methodologies. KEYWORDS: Typography, Notation, Sound Poetry, Calligraphy, Manifestos, Performance

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Palavra e pintura em trocas de papéis. Concretismo, experimentalismo e artes plásticas em Portugal - Eduardo Paz Barroso

RESUMO: Este artigo procura estabelecer correspondências entre algumas obras e artistas plásticos portugueses e o universo da poesia visual. Esta temática é indissociável de uma discussão sobre a poesia portuguesa dos anos 60, a sua mensagem de rotura, as clivagens e as expectativas geradas por alguns autores. A remissão escrita-pintura e a perspectiva de Ana Hatherly sobre este jogo é igualmente tida em consideração e comentada. A evocação da revista KWY, o contexto internacional da sua intervenção e programa estético que a anima, sinalizam algumas preocupações em torno do alcance de práticas e experimentações centradas no gesto, escrita e signo no panorama da arte portuguesa da segunda metade do século XX. PALAVRAS-CHAVE: Poesia concreta, Pintura, Signo, Revista KWY, João Vieira

ABSTRACT: This article seeks to establish correspondences between some works and Portuguese artists and the universe of visual poetry. This theme is inseparable from a discussion on Portuguese poetry of the 60s, its message of rupture, the cleavages and the expectations generated by some authors. The interaction writing-painting and the perspective of Ana Hatherly about this game is also taken into consideration and discussed. The evocation of KWY magazine, the international context of their intervention and the aesthetic program that animates it, indicate some concerns about the scope of practice and experimentation focused on gesture, sign and writing in the panorama of Portuguese Art of the second half of the twentieth century. KEYWORDS: Concrete Poetry, Painting, Sign, KWY magazine, João Vieira

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B - COMBINATION AND GENERATIVITY IN CYBERLITERATURE

Vers une ontologie du domaine de la poésie numérique - Philippe Bootz & Samuel Szoniecky

RÉSUMÉ: L’essai se propose d’établir le modèle théorique d’un outil d’indexation fondé sur l’ontologie spinoziste appliqué au domaine de la poésie numérique. Pour ce faire, il commence par proposer une modélisation de l’individu spinoziste dans le formalisme du modèle entité/relation utilisé pour décrire des bases de données relationnelles fondée sur les trois dimensions que sont l’essence, les parties extensives et les relations entre essence et parties extensives. Il démontre que cette schématisation est compatible avec le schéma de communication du modèle procédural utilisé pour analyser les oeuvres de poésie numérique. Il propose alors un protocole d’indexation fondé sur la mise en oeuvre de ces deux modèles. L’intérêt principal de cet outil est de prendre nativement en compte la possibilité de divers points de vue et la focalisation de l’indexation sur des parties précises de l’oeuvre. MOTS-CLÉ: indexation, ontologie, spinoza, poésie numérique

RESUMO: Este artigo tem como objectivo propor um modelo teórico para a criação de uma ferramenta de indexação baseada na ontologia de Spinoza aplicada ao campo da poesia digital. Para tal, começa por propor uma modelagem do indivíduo em Spinoza no contexto do formalismo do modelo entidade/relação utilizado para descrever bancos de dados relacionais com base nas três dimensões que são a essência, as partes extensivas e as relações entre essência e as partes extensivas. Pretende-se mostrar que esse mapeamento é compatível com o esquema de comunicação do modelo processual utilizado para analisar as obras de poesia electrónica. Em seguida, propõe um protocolo de indexação baseado na implementação destes dois modelos. A principal vantagem desta ferramenta é ter em conta a possibilidade de diferentes pontos de vista e a focalização da indexação sobre partes específicas da obra. PALAVRAS-CHAVE: Indexação, ontologias, Spinoza, poesia electrónica

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A Literatura Factorial [l!]
- Álvaro Seiça

RESUMO: Centrando-se na hiperficção, este ensaio apresenta algumas proto-hiperficções, preocupadas com as temáticas combinatórias da literatura, ars combinatoria, e com a sua composição permutacional, num movimento que ainda hoje decorre, embora usando técnicas e efeitos diferentes – que designo literatura factorial [l!]. Pretende-se introduzir o conceito de literatura factorial como género transtemporal, que se tem intensificado no âmbito da literatura electrónica. Na análise da hiperficção, retomam-se as definições de hipertexto em Theodor Holm Nelson (1965) e Gérard Genette (1982). Juntamente com os ensaios de Italo Calvino (1967) sobre literatura, cibernética e matemática e com os artigos de Robert Coover (1992, 1993) sobre as novas práticas literárias nos ambientes computacionais, forjam-se as coordenadas para reavaliar a recente história da hiperficção e os seus softwares associados – o conceito transitório de constante recomeço, associado ao novo papel do leitor, tornado utilizador. Este conceito é catalisado pela obra como potencial de reescrita e pela crítica parasitada pela mesma função: a obra e a crítica em progresso. PALAVRAS-CHAVE: Literatura Electrónica, Literatura Factorial, Hiperficção, Hipertexto, Software

ABSTRACT: By focusing on hyperfiction, this paper presents some proto-hyperfictions, dealing with literature’s combinatorial processes (ars combinatoria), and with its composition based on permutations. This practice, which continues today, although using different techniques and effects, I call factorial literature [l!]. My aim is to introduce the concept of factorial literature as a transtemporal genre that has been intensified in the context of electronic literature. In the analysis of hyperfiction, I return to the definitions of hypertext by Theodor Holm Nelson (1965) and Gérard Genette (1982). Referring back to essays by Italo Calvino (1967) on literature, mathematics and cybernetics, and articles by Robert Coover (1992, 1993) about the new literary practices in digital environments, I prepare the coordinates for a revaluation of hyperfiction’s recent history and its software, namely through the transient concept of constant restart, associated with the reader’s new role as user. This concept is catalyzed by the rewriting potential of the literary work and by a critical approach that participates in the same process: the artwork and criticism in progress.  KEYWORDS: Electronic Literature, Factorial Literature, Hyperfiction, Hypertext, Software

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Barroquismos Digitais
- Otávio Guimarães Tavares

RESUMO: Existe um barroquismo nas criações poética digitais contemporâneas. Seria este um barroquismo de arte e engenho no modo de as obras operarem e no modo de se relacionar com o mundo digital daquele que cria e daquele que o usufrui. Barroquismo na maneira de se dar ao mundo da obra digital, na similaridade com o modo de ser das obras barrocas, considerando três características: materialidade da obra enquanto doadora de sentido, multimidialidade da obra e a interatividade entre obra e fruidor. Este artigo se propõe a apontar para esse barroquismo e certo continuum barroco na literatura digital. PALAVRAS-CHAVE: Barroco, Poesia Digital, Materialidade, Interatividade, Multimídia.

ABSTRACT: There are baroque features in contemporary digital poetry. Baroquism is apparent in the mode of operation of digital works and in the way they relate to authors and users. The mode of existence of digital works is similar to baroque works in three respects: in treating materiality as producer of meaning, in their multimediality, and in interactions between work and user. This article offers a description of these baroque features of digital literature. KEYWORDS: Baroque, Digital Poetry, Materiality, Interactivity, Multimedia.

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C - DIGITAL ARCHIVES AND ELECTRONIC PUBLISHING MODELS

Modelando a funcionalidade: do códice ao livro electrónico - Johanna Drucker

As propriedades materiais dos artefactos textuais podem ser modeladas, como vimos, através de marcações e de metadados. Podem ser descritas e analisadas quer no âmbito de abordagens mecanicistas, quer no âmbito de abordagens mais probabilísticas ou constitutivas. Mas a reflexão sobre os modos como as propriedades materiais são entendidas deve também prestar atenção à sua funcionalidade e não apenas às suas qualidades formais. A história singular do “livro electrónico” revela de que modo uma apreensão errónea demasiado literal daquilo que são os traços distintivos de uma forma material pode originar um modelo mal concebido daquilo que essa forma deve ser quando redesenhada noutro ambiente medial. (...)

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Entité / identité. Un outil d’indexation des documents relatifs à la poésie numérique
- Philippe Bootz, Samuel Szoniecky & Abderrahim Bargaoui

RÉSUMÉ: L’essai se propose de montrer que la préservation d’une oeuvre numérique à lecture privée, c’est-à-dire destinée à être lue sur un support numérique personnel, ne peut pas consister à tenter de refabriquer de l’identique mais consiste à préserver la possibilité de reconstruire séparément des facettes spécifiques de l’oeuvre. Il aboutit à la conclusion que préservation = documentation + indexation, mais une indexation ouverte qui ne cherche pas à indexer certains éléments au détriment d’autres, qui ne cherche pas à savoir «quoi» préserver. Pour ce faire, l’article commence par démontrer une des propriétés fondamentales du dispositif numérique : la labilité, qui consiste en une inexorable divergence naturelle des manifestations de l’oeuvre dans le temps. Se pose alors la question d’un état de référence qu’il conviendrait de restituer dans l’optique où la préservation consisterait à figer dans le temps un état de l’oeuvre. L’article démontre qu’un tel état n’existe pas pour les oeuvres à lecture privée. Dès lors, les solutions utilisées en muséologie pour préserver les installations numériques ne sont pas adaptées. L’essai s’appuie alors sur l’ontologie spinoziste pour déplacer la question de la préservation : celle-ci ne consisterait pas à figer dans le temps des parties extensibles mais à permettre l’établissement de relations à l’essence de l’oeuvre. La préservation est alors une question de documentation et de reconstruction. Cette reconstruction ne peut plus porter simultanément sur la totalité des relations initiales mais sur des facettes spécifiques éclatées. MOTS-CLÉ: Poésie numérique, préservation, labilité

RESUMO: Este artigo tem como objectivo mostrar que a preservação de um trabalho digital para leitura privada, isto é, destinado a ser lido em suportes electrónicos pessoais, não pode tentar refazer uma identidade, mas antes deve preservar a possibilidade de reconstruir separadamente as características específicas da obra. Conclui-se que preservação = indexação, mas uma indexação aberta que não tenta indexar alguns elementos em detrimento de outros, que não procura saber «o que» preservar. Para tal, o artigo começa por demonstrar uma das propriedades fundamentais de um dispositivo electrónico/digital: a labilidade, que consiste na natural divergência inexorável das manifestações da obra no tempo. Isso levanta a questão da recuperação de todo um estado de referência numa óptica onde a preservação seria a de congelar no tempo um estado da obra. O artigo argumenta que tal estado não existe para as obras para leitura privada. Por conseguinte, as soluções utilizadas em museologia para preservar instalações digitais, não são adequadas. O artigo baseia-se por isso na ontologia de Espinosa para deslocar a questão da preservação: não se trataria portanto de congelar no tempo determinadas partes extensíveis, mas antes permitir o estabelecimento de relações com a essência da obra. A preservação é então uma questão de documentação e de reconstrução. Essa reconstrução não pode cobrir todas as relações iniciais ao mesmo tempo, mas apenas em certos aspectos específicos. PALAVRAS-CHAVE: Poesia electrónica, preservação, labilidade

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Preservation of digital literature: from stored to reinvented memory
- Serge Bouchardon & Bruno Bachimont

ABSTRACT: Regarding preservation, the digital age is the most fragile and complex context in the history of humanity. The added-value of digital technology is thus not where one expects. The digital medium is not a natural preservation medium, but digital technology makes us enter another universe which is a universe of reinvented and not stored memory. From this point of view, digital literature can be regarded as a good laboratory to address digital preservation: it makes it possible to raise the good questions and presents the digital age as a move from a model of stored memory to a model of reinvented memory. KEYWORDS: Digital literature, digital, preservation, memory, reinvention.

RESUMO: No que diz respeito a preservação, a era digital é o período mais frágil e complexo da história da humanidade. O valor acrescentado da tecnologia digital não está, assim, onde se poderia esperar. O meio digital não é um meio de preservação natural, mas a tecnologia digital faz-nos entrar num outro universo, que é um universo da memória reinventada e não armazenada. A partir deste ponto de vista, a literatura digital pode ser encarada como um bom laboratório para questionar os problemas da preservação digital: com ela, torna-se possível encarar perguntas pertinentes, ao mesmo tempo que apresenta a idade digital como uma alteração de um modelo de memória armazenada para um modelo de memória reinventada. PALAVRAS-CHAVE: Literatura digital, meio digital, preservação, memória, reinvenção.

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(Un)Certain Editing
- Isabel Pinto

RESUMO: A existência de uma colecção de mais de 200 textos de teatro manuscritos, conservada na Biblioteca Nacional de Portugal, constitui um testemunho riquíssimo para a História do Teatro Português. Os textos datados estendem-se por um período de dezassete anos, de 1780 a 1797. Muitos deles estão assinados no final, confirmando que António José de Oliveira foi o escriba profissional responsável pela quase totalidade das cópias. Trata-se de um corpus extenso e ecléctico, em que estão representados nomes ilustres das letras nacionais (António Ferreira, Alexandre António de Lima, Domingos dos Reis Quita, etc.) e estrangeiras (Goldoni, Metastasio, Gessner, Calderón de la Barca, etc.). Este corpus integra textos de condição ecdótica diversa, que colocam questões pertinentes do ponto de vista editorial. A este respeito, interessa-nos, sobretudo, determinar algumas das implicações da edição digital na sua abordagem. PALAVRAS-CHAVE: História do Teatro em Portugal; manuscritos; século XVIII; variantes textuais; edição digital.

ABSTRACT: The existence of a collection of more than two hundred eighteenth-century manuscripts at the National Library of Portugal is quite a treat for the History of Portuguese Theatre. The texts were written from 1780 to 1797, and a large number is signed at the end, confirming that António José de Oliveira was the professional scribe responsible for most copies. This is a significant and eclectic corpus, as it comprehends well known names from national (António Ferreira, Alexandre António de Lima, Domingos dos Reis Quita, etc.) and foreign literature (Goldoni, Metastasio, Gessner, Calderón de la Barca, etc.). Texts also vary in their ecdotic status, posing specific editorial challenges. This article considers how digital editing changes our approach to this collection of manuscripts. KEYWORDS: Theatre History in Portugal; manuscripts; eighteenth century; textual variants; digital edition.

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Da Imaginação à concretização: representação e leitura em The William Blake Archive
- Isabel Lourenço

RESUMO: Encarando The William Blake Archive como um formato capaz de representar de forma mais adequada a materialidade e a historicidade da obra intercanónica de William Blake do que a edição impressa, este artigo pretende demonstrar as suas virtualidades e constrangimentos do ponto de vista da representação e leitura dessa obra. Para tal, passam-se em revista os princípios editoriais subjacentes, a construção do formato e o público a que se destina, bem como questões editoriais específicas da edição electrónica. PALAVRAS-CHAVE: William Blake, edição digital, arquivo electrónico, fac-símile digital, interface gráfica.

ABSTRACT: By considering The William Blake Archive to be a more suitable way of displaying the materiality and historicity of William Blake’s illuminated books than their print edition, this article article discusses how the ability of this digital archive to retrieve, simulate and display different types of documents in a metatextual critical environment is changing the way scholars read, examine and study the work of William Blake. In the process, editorial principles of the Archive, graphic user interface, hypertext structure, image encoding and textual markup are analysed as part of that editorial simulation. KEYWORDS: William Blake, digital edition, electronic archive, digital facsimile, interface

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TESES / THESES

Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológica - Érica Masiero Nering

RESUMO: Este artigo visa apresentar uma proposta de metodologia de análise para hipermídias acadêmicas. Com o advento de novos objetos, como a hipermídia, e sua apropriação pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, surge a necessidade de novos olhares investigativos. Quais elementos podem ser importantes ao identificarmos novas possibilidades para a produção do conhecimento em hipermídia? O que é que novas possibilidades, tais como o uso de níveis de conhecimento, a interatividade, a navegação e a hibridização de linguagens, representam no que diz respeito a novas formas de compreensão do conhecimento científico, sobretudo no âmbito das ciências humanas? É sobre essas questões que discorreremos neste artigo. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação. Hipermídia. Produção do conhecimento em hipermídia. Metodologia de pesquisa. Conhecimento científico.

ABSTRACT: This article contains a methodological analysis for scholarly hypermedia. Appropriation of hypermedia for interdisciplinary research in academic environments deserves critical examination. Which elements are important for identifying new possibilities for knowledge production in hypermedia? What do these possibilities - such as the use of levels of knowledge, interactivity, navigation and language hybridization - represent for improving our understanding of scientific knowledge, especially within the humanities? These are some of the questions adressed in this article. KEYWORDS: Communication. Hypermedia. Knowledge production in hypermedia. Research methodology. Scientific knowledge.

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PROJECTOS / PROJECTS

Introducing the ELMCIP Electronic Literature Knowledge Base - Scott Rettberg

Focusing on a particular creative community, of electronic literature practitioners, the central research question of the ELMCIP collaborative research project is how creative communities of practitioners form within transnational and transcultural contexts, within a globalised and distributed communications environment. We seek to gain insight into and understanding of the social effects and manifestations of creativity. Our research seeks to exploit the characteristics of electronic literature in order to inquire into how a broader range of networked creative communities can develop.

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